Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB
Disciplina : Pesquisa e Prática Docente III
Professor: Rodrigo Santos de Queiroz
Discente: Maria das Graças Marques
O uso do Moodle na Escola Municipal Dr. Joaquim Marques Monteiro.
Introdução:
A Escola Municipal Dr. Joaquim Marques Monteiro, possui um laboratório de informática desde 2010 para uso pedagógico.
No entanto, alguns professores sabem operar os recursos do sistema operacional Linux, outros encontram dificuldades para utilizá-lo, por ser um sistema que ainda possui uma certa resistencia quanto a sua operacionalidade. Deste modo, os alunos usufrui das vantagens da aplicação do sistema de inclusão digital no Laboratório de Informática da escola, de forma limitada à pesquisa na internet .
Como orientar a equipe pedagógica da escola a utilizar a plataforma (Moodle) nas metodologias de ensino aplicadas aos alunos e promover a inclusão digital no processo pedagógico?
Justificativa:
O uso pedagógico do(Moodle) combina metodologias às tecnologias, o que promove:
A Inclusão digital para professores e alunos;
Aumento do interesse dos alunos pelos componentes curriculares;
Aumento do tempo dedicado a estudos fora do ambiente escolar;
Acesso à conteúdos e informações extras, com uso orientado da internet;
Domínio operacional dos recursos e ferramentas do sistema operacional Linux e do Moodle;
O uso efetivo e eficiente do laboratório de Informática;
Objetivos:
Apresentar aos professores da Escola Municipal Dr. Joaquim Marques Monteiro a plataforma
(Moodle) (elaborada para o uso na escola!):
As vantagens de acrescentá-lo no planejamento de suas atividades pedagógicas;
Motivar a capacitação do maior número de professores para o seu uso nas práticas pedagógicas;
Ampliar a quantidade e a qualidades da operacionalização dos computadores do Laboratório de Informática da escola Municipal Dr. Joaquim Marques Monteiro.
Metodologias/Procedimentos:
• Sensibilização dos professores, com o uso de vídeos e discussões sobre a necessidade da
inclusão digital Educativa para professores e alunos;
• Aproximação digital: Cadastramento de professores e alunos na plataforma Moodle;
• Capacitação: Realização de oficinas de uso da plataforma Moodle no laboratório
deInformática;
• Uso do Moodle nas avaliações dos alunos:
Apresentação da proposta do projeto de uso da plataforma moodle como parte da metodologia de avaliação das turmas.
O que é a plataforma Moodle?
Quais recursos ela oferece?
Como utilizá-la na prática pedagógica?
Como tornar o laboratório de Informática da escola em um ambiente de produção educativa?
Como usar os recursos tecnológicos a favor do desenvolvimento dos alunos?
Como acessar o Moodle
Como cadastrar usuários
Como postar tarefas
Como acessar o Moodle
Como cadastrar usuários
Como postar tarefas
Recursos que serão usados:
O professor responsável pelo curso
Laborátorio de Informática da Escola
Computadores conectados à internet;
Plataforma Moodle instalada e adaptada às necessidades da escola;
Vídeos e links motivacionais;
Data Show para as oficinas;
Material impresso para oficinas.
Material impresso para oficinas.
Cronograma:
No decorrer do curso de capacitação;
Datas Previstas: 12/12/2011;
Implantação da plataforma Moodle para uso dos professores com seus alunos,
início do ano letivo de 2012.
Referencias Bibliográficas:
FAGUNDES, L.C.et al. Aprendizes do futuro:as inovações começaram.Coleção informática na Educação-Proinfo-MEC.Brasília,1998.Material disponível em: ¢. PEDGOGIA DE PROJETOS. Material desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educaçao da universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Material disponível em¢. APOSTILA: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL, Edla Ramos, Mônica Carapeços, Leda Fiorentini.
2 comentários:
Graça, amei seu projeto. espero que possamos nos sentar e discutir sobre o assunto, pois o MOODLE também é o tema do meu projeto.
Maria Ivone.
Professora continui assim, porque o seu blog estar otimo e com certeza vai nos surpriender mais e mais.
Aluna Crislaine Dias 7ª A
Postar um comentário